Quem é a geração alpha?
A geração Alfa é composta por crianças nascidas entre 2010 e 2024. É a geração mais conectada até o momento,pois nasceram em um contexto dominado pela tecnologia,permitindo-lhes fácil acesso à informação.
Ela sucede a geração Z,que compreende os nascidos entre 1997 e 2009.
Por crescer em um mundo no qual a internet e a inteligencia artificial transformaram o comportamento das pessoas,principalmente o de consumo,é crucial entender as particularidades que marcam essa geração.
Características da Geração alpha
Segundo pesquisa,produzir conteúdo para o YouTube e desenvolver videogames são as prioridades das crianças de hoje.
Até bem pouco tempo,se você perguntasse a uma criança que profissão ela gostaria de ser,quando crescesse,ela certamente diria algo como: “Policial” ou “Astronauta”.
Atualmente,a geração Alfa deseja se tornar Youtuber.
Alpha e os dados
Recentemente a plataforma de comércio social Whop realizou uma pesquisa com,aproximadamente,910 jovens americanos da geração Alfa, e descobriu que um terço deles pretende ser YouTuber, enquanto um a cada cinco,deseja produzir conteúdo para o Tik Tok.
Essa mesma pesquisa revelou ainda que 19,1% almeja desenvolver aplicativos mobile ou videogames.
Embora seja uma geração hiperconectada,mais da metade se sente despreparada para criar uma marca pessoal online.
Além disso,muitos acreditam que a escola tradicional está atrasada em relação às carreiras digitais.
Comportamento da Geração alpha
Para eles,a experiencia vale mais do que acumular bens materiais,além de possuir maior senso de justiça e igualdade,quando comparada a gerações anteriores.
Outro detalhe que chama a atenção,é que os pais dessa geração são mais presentes no dia a dia deles,o que possibilita maior convivencia e participação na educação dos filhos.
Com isso, as crianças crescem,desde cedo,aprendendo a valorizar a união da família tradicional e a defender os valores morais.
Alpha e as redes sociais
Segundo Cameron Zoub,cofundador e diretor do Whop, “eles querem produzir conteúdo para as mídias digitais porque enxergam oportunidades para ganhar dinheiro,encontrar uma comunidade e conquistar seguidores “.
A Geração Alfa acredita que o streaming de videogames, venda de produtos na internet são maneiras reais de ganhar dinheiro e conseguir patrocínios, além de poder participar de torneios de eSports.
Alpha e os negócios
O empreendedorismo é outra característica dessa geração que chama bastante a atenção, a cada seis,mais de um pretende abrir o próprio negócio.
Apesar da pouca idade,muitos já ganham centenas de dólares por ano.
Com esse potencial para os negócios,grandes marcas já monitoram alguns produtores de conteúdo mais destacados.
Muitos youtubers,inclusive,chegam a cobrar de US$ 5.000 a US$ 10.000 por parceria com uma marca.
Consumo da Geração alpha
As marcas precisam entedner que essa geração prioriza mais a experiencia do que o acúmulo de bens materiais,além de possuir um senso maior de igualdade.
Isso aponta para hábitos de consumo mais digitais, priorizando sempre a experiência em detrimento de outras questões,como o preço,por exemplo.
Relacionamento com as marcas
As características de cada geração moldam seu comportamento, e isso afeta diretamente seus hábitos de consumo.
As marcas precisam se aproximar deles agora na adoslescencia,pois,em breve,eles serão os consumidores.
Para isso,é importante saber que,com o perfil conectado e a busca pela experiencia,essa geração possui algumas prioridades na hora de consumir produtos:
- Uso do ambiente virtual e das tecnologias
- Comprar de marcas sustentáveis.
Desse modo,as marcas precisam se preparar,o quanto antes,para atender às necessidades desse novo público,implementando algumas ações práticas,como:
- Informações claras e rápidas
- Criação de conteúdo interativo
- Preferência para o conteúdo visual
- Hábitos de consumo mais sustentáveis.
Desafios da Geração
Essa geração terá que encontrar um equilíbrio entre o mundo digital e a vida real, longe das telas conectadas.
Para isso,a família é crucial para desenvolver vínculos afetivos e criar um senso de pertencimento,contribuindo,assim,para o desennvolvimento das habilidades emocionais das crianças.
A escola,se bem estruturada,pode exercer um papel importante na formação delas; como,por exemplo:
Oferecer um ambiente de aprendizado mais prático
Dispor de ferramentas interativas, como o metaverso.
Certamente isso enriquecerá o aprendizado e o desenvolvimento delas.