Geração Alpha: características e hábitos de consumo

duas garotas da geracao alfa sentadas no sofá mexendo no celular

Quem é a geração alpha?

A geração Alfa é composta por crianças nascidas entre 2010 e 2024. É a geração mais conectada até o momento,pois nasceram em um contexto dominado pela tecnologia,permitindo-lhes fácil acesso à informação.

Ela sucede a geração Z,que compreende os nascidos entre 1997 e 2009.

Por crescer em um mundo no qual a internet e a inteligencia artificial transformaram o comportamento das pessoas,principalmente o de consumo,é crucial entender as particularidades que marcam essa geração.

Características da Geração alpha

Segundo pesquisa,produzir conteúdo para o YouTube e desenvolver videogames são as prioridades das crianças de hoje.

Até bem pouco tempo,se você perguntasse a uma criança que profissão ela gostaria de ser,quando crescesse,ela certamente diria algo como: “Policial” ou “Astronauta”.

Atualmente,a geração Alfa deseja se tornar Youtuber.

Alpha e os dados

Recentemente a plataforma de comércio social Whop realizou uma pesquisa com,aproximadamente,910 jovens americanos da geração Alfa, e descobriu que um terço deles pretende ser YouTuber, enquanto um a cada cinco,deseja produzir conteúdo para o Tik Tok.

Essa mesma pesquisa revelou ainda que 19,1% almeja desenvolver aplicativos mobile ou videogames.

Embora seja uma geração hiperconectada,mais da metade se sente despreparada para criar uma marca pessoal online.

Além disso,muitos acreditam que a escola tradicional está atrasada em relação às carreiras digitais.

Comportamento da Geração alpha

Para eles,a experiencia vale mais do que acumular bens materiais,além de possuir maior senso de justiça e igualdade,quando comparada a gerações anteriores.

Outro detalhe que chama a atenção,é que os pais dessa geração são mais presentes no dia a dia deles,o que possibilita maior convivencia e participação na educação dos filhos.

Com isso, as crianças crescem,desde cedo,aprendendo a valorizar a união da família tradicional e a defender os valores morais.

Alpha e as redes sociais

Segundo Cameron Zoub,cofundador e diretor do Whop, “eles querem produzir conteúdo para as mídias digitais porque enxergam oportunidades para ganhar dinheiro,encontrar uma comunidade e conquistar seguidores “.

A Geração Alfa acredita que o streaming de videogames, venda de produtos na internet são maneiras reais de ganhar dinheiro e conseguir patrocínios, além de poder participar de torneios de eSports.

Alpha e os negócios

O empreendedorismo é outra característica dessa geração que chama bastante a atenção, a cada seis,mais de um pretende abrir o próprio negócio.

Apesar da pouca idade,muitos já ganham centenas de dólares por ano.

Com esse potencial para os negócios,grandes marcas já monitoram alguns produtores de conteúdo mais destacados.

Muitos youtubers,inclusive,chegam a cobrar de US$ 5.000 a US$ 10.000 por parceria com uma marca.

Consumo da Geração alpha

As marcas precisam entedner que essa geração prioriza mais a experiencia do que o acúmulo de bens materiais,além de possuir um senso maior de igualdade.

Isso aponta para hábitos de consumo mais digitais, priorizando sempre a experiência em detrimento de outras questões,como o preço,por exemplo.

 

Relacionamento com as marcas

As características de cada geração moldam seu comportamento, e isso afeta diretamente seus hábitos de consumo.

As marcas precisam se aproximar deles agora na adoslescencia,pois,em breve,eles serão os consumidores.

Para isso,é importante saber que,com o perfil conectado e a busca pela experiencia,essa geração possui algumas prioridades na hora de consumir produtos:

  • Uso do ambiente virtual e das tecnologias
  • Comprar de marcas sustentáveis.

Desse modo,as marcas precisam se preparar,o quanto antes,para atender às necessidades desse novo público,implementando algumas ações práticas,como:

  • Informações claras e rápidas
  • Criação de conteúdo interativo
  • Preferência para o conteúdo visual
  • Hábitos de consumo mais sustentáveis.

Desafios da Geração

Essa geração terá que encontrar um equilíbrio entre o mundo digital e a vida real, longe das telas conectadas.

Para isso,a família é crucial para desenvolver vínculos afetivos e criar um senso de pertencimento,contribuindo,assim,para o desennvolvimento das habilidades emocionais das crianças.

A escola,se bem estruturada,pode exercer um papel importante na formação delas; como,por exemplo:

Oferecer um ambiente de aprendizado mais prático

Dispor de ferramentas interativas, como o metaverso.

Certamente isso enriquecerá o aprendizado e o desenvolvimento delas.

Últimas postagens

plugins premium WordPress